Qual a Diferença Entre o Vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot?

0

Para um novo apreciador de vinhos, que iniciou faz pouco tempo seu interesse na bebida, diferenciar um vinho Cabernet Sauvignon de um Merlot pode parecer tarefa difícil, mas não é. No início do aprendizado sobre vinho, ou quando começamos a nos interessar pelo assunto, muitas são as dúvidas, e essa é uma das mais comuns, acredite. Você não está sozinho!

diferenca-cabernet-e-merlotPara diferenciar um vinho Carbernet Sauvignon de um Merlot, você vai precisar de muita atenção e um pouco de treino. Exato, talvez apenas lendo este texto você não consiga diferenciar com tanta precisão.

Porém, se você estiver disposto a comprar uma garrafa de Carbernet Sauvignon e outra de Merlot, parar na frente do computador e ler este artigo, eu garanto que você nunca mais vai errar qual é qual. Vamos aprender um pouco?

E a diferença entre o Merlot e o Cabernet Sauvignon?

A diferença básica entre o vinho Cabernet Sauvignon e o Merlot está em sua concentração. A Cabernet Sauvignon, popular na região de Borodeaux, na França, tem uma característica tânica forte, ou seja, deixa aquela sensação de “língua travada”, parecido com o que experimentamos quando mordemos uma goiaba ainda verde. Isso é o tanino.

CURIOSIDADE
As uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são uvas que fazem parte do corte bordalês (referente a Bordeaux). A mistura das duas, ou o blend (ou ainda, corte), é característica da região de Bordeaux na França. A Cabernet Sauvignon traz a tipicidade forte ao vinho, com boa capacidade de envelhecimento, enquanto a Merlot traz o equilíbrio e textura do mesmo. Este corte é o composto dos vinhos franceses famosíssimos como o Petrus, Lafit e Latour. Geralmente, esses vinhos também usam Cabernet Franc e Petit Verdot em sua composição.
Enquanto a Cabernet Sauvignon “ataca” a língua, a Merlot tem uma característica macia no paladar. Costumo dizer que ela cria uma sensação de “língua aveludada”. Ela tem um potencial forte para dar textura ao vinho, por isso essa sensação se cria na boca.

Notas de degustação da Cabernet Sauvignon

Quando jovem, pode lembrar frutas negras, como cassis e vermelhas, como morango e amora. Também tem uma forte tendência a lembrar especiarias, como pimenta. Com passagem por madeira pode lembrar tabaco e baunilha, notas defumadas. E quanto mais maduro, mais complexo fica, passando para aromas de madeira. Tem ótima persistência e costuma fica na boca por um bom tempo após ser bebido.


Notas de degustação da Merlot

A Merlot é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa. A persistência da Merlot é um pouco mais baixa que a do Cabernet Sauvignon, ou seja, depois de beber, fica menos tempo na boca. A Merlot também aguente menos tempo de guarda que a Cabernet.

Quadro comparativo entre a Cabernet Sauvignon e a Merlot

Vamos ver em um quadro rápido quais são as diferenças mais marcantes entre as duas uvas que estamos comparando, assim você grava de forma mais fácil:

Cabernet Sauvignon Merlot
Frutas negras Frutas vermelhas
Mais tânico Menos tânico
Mancha mais a boca Mancha menos a boca
Ataca a língua Língua aveludada
Cor vermelha Cor violeta
Tem grande potencial de guarda Potencial de guarda é médio

 

A Cabernet Sauvignon também se difere da Merlot pela cor

Um vinho jovem de Cabernet Sauvignon terá uma cor mais avermelhada, rubi. Enquanto a Merlot, quando jovem, tende a ser mais violácea, ou seja, partindo para o roxo. A Cabernet Sauvignon quando envelhecida, torna-se vermelho-tijolo, enquanto a Merlot, quando envelhecida, assume a cor original da Cabernet Sauvignon, um vermelho intenso, por isso a dificuldade em diferenciar as duas neste estágio.

Quer aprender um pouco mais sobre as cores, o que elas significam, seus estágios, e como diferenciar o vinho pela cor? Nós fizemos este infográfico para ajudar você.

DE ONDE SURGIU A CABERNET SAUVIGNON?
Testes de genoma da Cabernet Sauvignon atestaram a sua origem. Ela veio de um cruzamento genético entre a Sauvignon Blanc e a Cabernet Franc. Essa fusão entre as duas uvas, dizem os cientistas, deu-se há mais ou menos 3 séculos.

Espero que eu tenha conseguido elucidar algumas de suas dúvidas com este texto. Meu objetivo era facilitar a sua vida, mas você sabe como é, eu sento para escrever e sempre vem história. Mas acho que são com pequenas gotas como essas que você vai aperfeiçoar o seu aprendizado no mundo do vinho.

Ficou dúvida? Manda um e-mail! marcos@vemdauva.com.br ou deixe um comentário aí embaixo!


EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO DA LIÇÃO

Vamos ver se você absorveu bem o conteúdo da postagem. Mais de 3399 pessoas já fizeram o exercício. Faça também!

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Teste: Diferença entre Cabernet Sauvignon e Merlot Eu acertei %%score%% das %%total%% perguntas!
0 / 5

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Comentários fechados.

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!

Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This