Uvas
2 Comentários

As 18 Principais Variedades de Uva Tinta: Conheça Tudo Sobre Elas

Uvas
2 Comentários

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas 18 principais Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto.

Descubra um pouco mais da característica de cada uma, e se quiser saber mais sobre uma delas, é só navegar para seu perfil, clicando no botão no fim do texto, se disponível.

Principais Uvas de Vinho Tinto

Nós fizemos tudo com muito carinho e esperamos que seja útil e de fácil navegação! Aproveite! 🙂

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>

Alicante BouschetAncellotaBarberaCabernet FrancCabernet SauvignonCarménèreGamayMerlotMalbecNebbioloPetit VerdotPinotagePinot NoirSangioveseSyrah (Sirah ou Shiraz)TannatTempranilloTouriga Nacional

Alicante Bouschet

Também conhecida como Garnacha Tintorera. Tipo de uva originária da França, criação de Henri Bouschet, cruzamento das variedades Petit Bouschet com Grenache.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Alicante Bouschet

Apesar da criação francesa, foi no Alentejo, em Portugal, que a Alicante Bouschet encontrou seu lar. Ali, cerca de 5% de todos os vinhos são de Alicante Bouschet.

A casta é uma das Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto usada para dar cor e corpo aos vinhos. Vinho utilizado em assemblages na correção de vinhos de baixa acidez.

Ancellota

Uva nativa da região da Emiglia Romagna, na Itália. Vinho de cor intensa, utilizado na maioria das vezes para fornecer cor em vinhos de assemblage.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Ancellotta

Geralmente, médio teor alcóolico e baixa acidez.
No Brasil, no Vale dos Vinhedos, você vai encontrar ótimos vinhos desta variedade.

Barbera

Originária do Piemonte, Itália. Como fruta possui película tinta e sabor simples. Já foi umas mais importantes Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto no Rio Grande do Sul.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Barbera

Seu vinho tinto, geralmente é encorpado, pode ser utilizados em assemblages para aportar cor, corpo, taninos, e possui potencial para longo envelhecimento.

Cabernet Franc

Essa variedade de Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uva de vinho tinto é originária de Bordeaux, França. A coloração de sua casca, película é tinta, e como fruto, possui a característica de sabor herbáceo.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Cabernet Franc

Em grande parte dos terroirs nacionais origina ótimos vinhos tinto, que se varietal será de médio envelhecimento, ou para ser consumido jovem.

Cabernet Sauvignon

De longe é a variedade mais conhecida das tintas. Também originária de Bordeaux, França. Contudo, essa cepa é um híbrido natural; cruzamento das variedades Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Cabernet Sauvignon

Como fruto, assim como a Cabernet Franc, possui película tinta e sabor herbáceo.
Produz vinho tinto, pode ser um varietal fino e de longo envelhecimento, sendo de grande importância para as assemblages. Possui a maior área de vinífera tinta no Brasil.

Carménère

Cepa tinta, “parente” dos Cabernet, já não é mais cultivada na França. Existe no Chile plantada de pé-franco (leia nosso artigo sobre enxertos aqui).

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Carménère

O vinho tinto, como varietal, é tânico e possui potencial para envelhecimento.

Gamay

Originária da Borgonha, França. Conhecida por produzir os vinhos Beaujolais Noveaux. Que são vinhos que ficam prontos para consumo no ano em que foram colhidos.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Gamay

Vinho tinto extremamente leve, bastante aromático.
É uma excelente opção para quem quer começar a se aventurar em vinhos seco.

Merlot

Cepa originária de Bordeaux, França. Como fruto também é de película tinta e sabor herbáceo.
Seu vinho é de característica tinta, como varietal tem se mostrado de médio-longo envelhecimento, mas não deixando de ser um vinho também para ser consumido jovem.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Merlot

Esta também é uma uma cepa importante para as assemblages. Variedade que muito bem se adaptou ao Sul do Brasil, rendendo exemplares de alta qualidade, com potencial para guarda.

Malbec

Ainda é pouco cultivada no Brasil. Muito importante na Argentina. Vinho de coloração intensa, que pode ser utilizado em assemblages.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Malbec

Nebbiolo

Originária do Piemonte, na Itália. Produzido com esta Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uva de vinho tinto, são vinhos para longo envelhecimento. Variedade que é sensível ao clima e solo que é submetida, de difícil adaptação.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Nebbiolo

Petit Verdot

Cepa “aparentada” aos Cabernet, amadurece mais tarde que a variedade Cabernet Sauvignon. Como fruto tem a película tinta, escura e grossa.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Petit Verdot

Seu vinho é rico em taninos e também em cor, dá a característica de aromas de especiarias quando sua maturação é completa.

Pinotage

Cepa originária da África do Sul,  cruzamento das varidedades Pinot Noir e Cinsault. Como fruto possui película tinta e um sabor simples.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Pinotage

Seu vinho tinto, varietal fino, tem capacidade de breve a médio envelhecimento. Devido a sua leveza, pode ser utilizado como vinho base para espumantes.

Pinot Noir

Variedade originária da Borgonha, França. Como fruto, possui película tinta e sabor neutro. Seu vinho tinto, varietal, é característico por cor delicada.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Pinot Noir

Pode ser utilizado para espumantes, quando vinificado em branco. É uma das Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto mais importantes da Borgonha. Variedade que tem a característica para produzir bastante açúcar, no entanto, é muito sensível as condições climáticas impostas.

No sul do Brasil, há dificuldade para que a plena maturação seja atingida, porém, as regiões vitícolas já apresentaram bons vinhos e espumantes dessa variedade.

Sangiovese

É uma das cepas mais tradicionais da Itália, cultivada praticamente em todo o território do país. A maturação da uva é tardia, produz vinhos alcoólicos e de grande longevidade nos anos quentes.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Sangiovese

Quando o tempo esfria a acidez é alta e os taninos duros. Seu fruto é de película fina podendo ser susceptível à podridões.

Syrah (Sirah ou Shiraz)

Responsável por compor vinhos de grande qualidade no sul da França, assim como é a garota propaganda dos vinhos da Austrália.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Syrah

Sua origem é controversa, e recentemente descobriu-se como um cruzamento de uma variedade tinta “Dureza” e uma uva branca “Moundeuse Blanche”.

Seu cacho é pequeno e as bagas também. Quando esta Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uva de vinho tinto é colhida bem madura, produz vinhos de grande qualidade, de cor intensa, aromático, fino e complexo.

Adapta-se bem ao clima semiárido do Nordeste Brasileiro. O vinho é bastante tânico, de bom corpo e acidez, com alto potencial alcoólico.

Tannat

Originária dos Pirineus Orientais, França. O seu fruto é de película tinta, e sabor simples.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Tannat

Produz vinho de acidez alta, muito tânico, muitas vezes é utilizado em assemblages para aportar cor e taninos ao vinho e é de longo envelhecimento devido a sua adstringência.

Tempranillo

Sua uva é de película grossa, o que leva a vinhos de coloração intensa e longo envelhecimento. No entanto, ao contrário da maioria das outras cepas espanholas, seu teor alcoólico não é muito alto e sua acidez é baixa.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Tempranillo

Quando a variedade é submetida a climas mais amenos produz vinhos bem equilibrados. Os aromas do vinho podem varias desde tabaco a especiarias e couro.

Touriga Nacional

Uva tinta portuguesa, utilizada tanto em vinhos do porto como em vinhos não-licorosos. Como fruto, seus cachos são pequenos e compactos e as bagas pequenas também.

Nas guias abaixo, você pode navegar pelas <strong>uvas de vinho tinto</strong>: Touriga Nacional

Seu vinho é complexo, talvez uma das mais densas em cor das Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto, é também complexa de corpo e estrutura, tem bom teor alcóolico e de cor intensa, potencial para longo envelhecimento.

Este guia foi útil para você? Talvez seja útil também para um amigo, compartilhe!

A intenção de juntar essas informações em uma única postagem foi para que você possa conhecer as principais Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto mais comuns e com maior possibilidade de você encontrar no mercado.

A intenção é facilitar a descoberta de novas uvas que fazem tipos de vinhos que você ainda não experimentou, ou que quer conhecer melhor. Falando nisso, conheça alguns vinhos produzidos de Nas guias abaixo, você pode navegar pelas uvas de vinho tinto aqui.

E então, conseguimos atingir o objetivo? O que você achou das informações, gostou de conhecer um pouco mais sobre as uvas tintas? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Tags: Cepas, Tipos de Uva, Tipos de Vinho, Top 10, Variedades, Vinho Tinto
Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.