Como o vinho chileno ficou famoso?

0

O vinho chileno é sem dúvida um dos mais famosos do mundo. Os números apontam que cerca de 70% da sua produção anual é destinada à exportação, sendo que o Brasil se apresenta como um dos principais importadores.

No entanto, muitos se perguntam: Como o vinho chileno ficou tão famoso? Para saber a resposta, basta acompanhar nosso post de hoje.

Questões históricas

Gastar com vinho_2

A história quanto à produção dos vinhos chilenos possui mais de 500 anos e começa com a chegada dos colonizadores espanhóis quando trouxeram as espécies de uvas adequadas para a produção da bebida.

A partir de 1818, quando o país conquistou sua independência, os chilenos que possuíam maior poder aquisitivo viajavam para a França e de lá, trouxeram novos hábitos que interferiram na produção de vinhos, transformando a produção da bebida em um lucrativo negócio.

Geografia

Vinho chileno_2A geografia do país é bastante favorável e consiste num dos aspectos mais relevantes para que o vinho chileno ficasse tão famoso.

O país é detentor de um território verticalizado, permitindo a produção de vinhos em quase toda sua extensão, motivo este também que propicia uma imensa diversidade de uvas cultivadas.


Em se tratando da produção de vinhos, o território chileno é dividido em três partes:

  • Região da Costa: Esta área banhada pelo Oceano Pacífico possui clima frio, tornando o processo de amadurecimento das uvas bem mais lento, o que proporciona vinhos mais frescos. Nesta região, são produzidos predominantemente vinhos brancos oriundos da uva Sauvignon Blanc.
  • Região entre cordilheiras: Distante do litoral e das cordilheiras, essa região central do país recebe uma influência menos direta da costa e dos andes, favorecendo a produção de vinhos mais estruturados. Nesta parte do país, os vinhos tintos frutados e potentes são os que mais se destacam.
  • Região dos Andes: Nesta região, a altitude foi um dos principais fatores que contribuíram para que o vinho chileno ficasse famoso.

A qualidade dos vinhos produzidos nessa parte do país é imensa. Isso se deve à altitude e ao clima frio, favorecendo a produção de vinhos tintos com aroma e sabor mais elegantes.

Proteção natural

vinho chileno_3

Outra das razões pelas quais o vinho chileno ficou famoso foi o fato do país não ter sido atingido pela praga Phylloxera Vastatrix, que assolou grande parte dos vinhedos pelo mundo todo em meados do século XIX.

O motivo do país não ter sido atingido foi graças à sua geografia, que proporciona uma natural proteção garantida pelo Oceano Pacífico a Oeste e pela Cordilheira dos Andes a Leste, fazendo com que os parreirais chilenos se mantivessem resistentes à praga.

Avanços tecnológicos

vinho chileno_4Com os avanços tecnológicos, as vinícolas chilenas passaram a incorporar recursos de ponta para facilitar a exploração de novas e antigas regiões, buscando estabelecer as melhores combinações de acordo com a variedade de uvas existentes no país.

Por estas razões, fica fácil perceber porque o vinho chileno ficou famoso. E então, gostou da leitura? Compartilhe comigo a sua opinião e continue acompanhando todas as curiosidades sobre a bebida.

Sobre o Autor

Finalista da copa Vinhos do Brasil 2014 realizada pelo IBRAVIN. Colaborador da revista Clube do Champagne. Wine-junkie certificado. Passo meus dias entre vinhedos, escritórios e mesas de bar. Tin-tin!

Comentários fechados.

Cadastre-se e Aprenda sobre Vinho Grátis!

Toda semana você recebe as melhores aulas e postagens de forma gratuíta no seu e-mail! Sem pagar nada por isso.
CADASTRAR
Aproveite! Em breve nossos cursos serão exclusivos para assinantes!
close-link

Mais vinho, por favor!

Assine
e receba
GRÁTIS
dicas sobre vinhos

Divirta-se com uma taça!
ASSINAR
close-link
ASSINAR O BLOG
Shares
Share This