Para Iniciantes
4 Comentários

8 mentiras que você lê quando vai Aprender Sobre Vinho

Para Iniciantes
4 Comentários

Grande parte das pessoas que adoram um bom vinho querem saber cada vez mais curiosidades sobre a bebida. Normal, né? Se o interesse é no álcool, então vamos aprender um pouco mais sobre ele.

Sabia que nem tudo o que você ouve sobre o vinho é verdade? Vamos descobrir agora essa mentirada que você anda ouvindo por aí.

Há muitas informações equivocadas circulando por aí e exatamente por esta razão, resolvemos listas algumas das mentiras que você lê quando vai aprender sobre vinho. Fique atento e aprenda com a gente!

1. Os vinhos nacionais são ruins

Que absurdo. Esta é sem dúvida uma das principais mentiras que você lê sobre vinho. Muito longe de ser ruim, o vinho nacional tem ganhado cada vez mais visibilidade no mercado internacional, obtendo importantes prêmios em decorrência da alta qualidade apresentada. Sério!

Hillary também não sabia dessa.
Hillary também não sabia dessa.

2. Queijos combinam apenas com vinho tinto

Sim, essa você já ouviu e repetiu muitas vezes, aposto. De forma geral, as pessoas acreditam que queijos combinam apenas com o vinho tinto. Nada disso.

O princípio real dessa harmonização consiste em combinar queijos mais leves com vinhos mais leves (brancos) e queijos mais intensos com vinhos mais encorpados (duros), que geralmente são vinhos tintos. Simples assim.

3. É melhor servir vinhos diferentes durante as refeições

Ao contrário do que muitos pensam, é perfeitamente possível acertar na escolha de um único tipo de vinho durante um jantar inteiro.

O exemplo clássico de um vinho que se harmoniza muito bem com queijo brie, fondue de carne e algumas sobremesas, como por exemplo, Romeu e Julieta, trata-se do Pinot Noir.

Não quer tinto? Ok. Fica ainda mais difícil de errar se você escolher o espumante certo. Ele combina com aperitivos salgados, com um prato mais salgado e já serve de sobremesa. Ok, essa última eu adicionei por livre e espontânea vontade.

smart-is-hot

Desta forma, a necessidade de servir diferentes vinhos durante as refeições consiste numa das mentiras que você lê quando vai aprender sobre vinho.

4. Um bom vinho não pode ter aroma esquisito.

Os aromas considerados “esquisitos” não necessariamente denotam um vinho ruim. Por incrível que pareça, um excelente Bordeaux pode cheirar à terra molhada e um Riesling pode ter um aroma que recorde o cheiro de gasolina.

5. Vinho doce tem adição de açúcar

Com relação aos vinhos finos, o sabor dos vinhos doces é produzido pela própria uva, sem que seja necessária qualquer adição de açúcar.

Assim como qualquer fruta, a uva também fica doce quando madura. Muito desse açúcar vai virar álcool, por isso o vinho não fica mais doce.

Já os vinhos suaves e mais populares vendidos nos supermercados geralmente contém açúcar, por serem geralmente feitos de uvas americanas, não se enquadram na categoria de vinhos finos.

6. Se tem bolhas, é Champagne

Embora todo Champagne seja um espumante, somente aqueles produzidos na tradicional província francesa ─ Champagne ─ podem ser considerados os legítimos donos deste nome. Isso porque a região registrou a região como Denominação de Origem.

No Brasil, o mesmo processo pode acontecer, a instituição que faz o registro de Indicação Geográfica e Denominação de origem é a mesma que faz o registro de Marcas e Patentes, o INPI. Curioso, né?

Pra você entender melhor é o mesmo processo do bombril. Ninguém chama de “esponja de aço”. Em teoria só bombril pode ser chamada de “bombril”, porém passamos a vida toda chamando qualquer esponja de aço de “bombril”. O “champagne” é o bombril. A “esponja de aço” é o espumante.

A regra básica é a seguinte: Todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é Champagne.

Na Espanha o vinho espumante chama-se cava, por exemplo. E você ja sabe que existem os bruts, demi-secs, extra-brut entre outros, certo?

7. O vinho rosé é feito da mistura do vinho tinto com branco

Não!

no

Outro grande equívoco que diz respeito ao conhecimento sobre vinhos é muitas pessoas pensarem que o vinho rosé consiste numa mistura entre vinho tinto e branco.

Embora muitas empresas adotem este método para diminuir os custos, a forma correta de produzir o rosé não é esta.

O vinho rosé deve passar pelos processos de vinificação (fermentação em contato com as cascas, por exemplo) tradicional por menos tempo, o que faz com que ele fique mais claro.

8. Somente vinho tinto tem tanino

Ao começar a aprender sobre vinho, muitas pessoas se deparam com a errônea informação de que somente os vinhos tintos possuem tanino. O vinho branco também possui taninos, já que ela está presente nas sementes e no interior da uva, porém em quantidade mínima. Nada comparado aos vinhos tintos. É tão pouco que nem vale menção.

Aprendeu tudinho?

yesss1sss

A gente quer dizer para vocês que algumas dos fatos desmentidos durante este post, pode render bem mais assunto! Portanto, ficou alguma dúvida ainda? Tem algo a completar? Comenta aqui embaixo! 🙂

Mais Lidos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

4 Comentários. Deixe novo

  • Tenho adquirido alguns rótulos e apesar de serem de uvas tannat, syrah, ou carbenet sauvignon ou malbec estão bem ruins, ruins mesmo, tipo nada encorpados que são os vinhos que mais apreciamos. Difícil de encontrar um bom vinho sem atacar ferozmente a conta bancária.
    Está chegando ao ponto de eu querer plantar minha própria vidima e produzir meu próprio vinho.

    Responder
    • Conheço exatamente a sua indignação, Angel. Eu sou um desses que me considero caçador de bons vinhos a preços honestos. Podemos trocar uma ideia via e-mail se quiseres. Tenho muita coisa na minha adega e fica muito bem registrado em planilhas. Só que sou voltado mais pro vinho nacional. Se você gosta, fique a vontade. rs. marcos.marcon@vemdauva.com.br.

      Responder
  • Mauricio Mazetti
    8 de jun, 2019 11:19h

    O Cabernet Sauvignon é só tinto, ou, tem branco também? abs

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.